Na ‘geladeira’ após acusação de assédio, José Mayer perde emprego na Globo após 35 anos

PUBLICIDADE

O ator José Mayer não pertence mais ao quadro de funcionários da Rede Globo. Depois de 35 anos de serviços prestados à emissora, a dispensa do veterano da teledramaturgia foi comunicada nesta terça-feira (15), pela assessoria de imprensa da Globo.

“Depois de mais de 35 anos de uma trajetória iniciada na novela ‘Guerra dos Sexos’, em 1983, com participação em mais de 40 obras, entre novelas, séries, minisséries e especiais, a Globo e o ator José Mayer informam o fim da parceria, de comum acordo, no final de 2018”, informa o comunicado emitido pela Globo.

Aos 69 anos, o ator veterano vê sua passagem na Globo ser encerrada depois de mais de um ano na ‘geladeira’ depois que uma figurinista o denunciou por assédio sexual. Susllen Tonani divulgou texto no blog ‘Agora é que são elas’, do jornal Folha de S. Paulo, em 2017. No texto, a profissional acusava Zé Mayer de ter tocado em sua região genital no camarim da emissora. O ator atuava na novela A Lei do Amor quando isso aconteceu.

José Mayer reconheceu o erro à época e pediu desculpas em comunicado. “Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço”, escreveu.

Após a divulgação do caso, houve repercussão e protesto realizado por atrizes da Globo. Na Justiça, o caso não foi adiante porque Su Tonani decidiu retirar a queixa. Curiosamente, o anúncio da demissão acontece um dia depois de o autor de novelas Aguinaldo Silva pedir a volta do ator às telenovelas. O novelista afirmou que sem denúncia não há crime.