Guerra com Venezuela? Político brasileiro fala sobre risco de conflito e faz pedido

PUBLICIDADE

Um dos importantes políticos do Maranhão, que exerce cargo de governador, cujo nome é Flávio Dino (PCdoB), utilizou a conta oficial dele no Twitter, no último sábado (12), para falar que ele acredita que existe uma forte possibilidade existir uma guerra em desfavor da Venezuela.

Nesse sentido, ele solicitou ao Brasil que buscasse manter a paz. Na postagem, ele ressaltou a principal razão de existir um possível conflito. O provável motivo seria: “por causa de acesso a petróleo, querem transformar a Venezuela na nova Síria”. 

O parlamentar ainda optou por fazer uma crítica à política internacional desenvolvida por Ernesto Araújo, que atua como chanceler de Bolsonaro e que foi indicado pelo escritor Olavo de Carvalho. De acordo com Flávio, como o Brasil é vizinho da Venezuela, ele acredita que devem buscar manter uma solução pacífica.

Ele destacou que, em razão do petróleo, estão querendo transformar a Venezuela em uma nova versão da Síria. O político acredita que a Venezuela estava correndo risco de uma possível guerra, tendo como principal motivo áreas de petróleo, uma vez que países entram em conflito por disputarem bens naturais. 

Atualmente, por meio do Ministério das Relações Exteriores, o atual governo já emitiu parecer reconhecendo como governo da Venezuela apenas a Assembleia Nacional do país, que foi eleita em 2015, não considerando como legítima a posse de Maduro como presidente, haja vista divergências políticas.

Em virtude da polêmica em tordo do assunto, um antigo pronunciamento de Eduardo Bolsonaro retornou a ser compartilhado em rede social, no qual ele declarou: “O Maduro não vai vir para a posse no dia 1º. E o general Mourão já falou. A próxima operação de paz do Brasil será na Venezuela. Vamos libertar os nossos irmãos da fome e do socialismo. A melhor solução para a crise migratória que nós tivemos é a saída de Maduro do poder”.