Bolsonaro cobra dívida de R$ 358 milhões da Globo por impostos sonegados?

PUBLICIDADE

Circula pelas redes sociais a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) autorizou a execução de uma dívida da Globo no valor de R$ 358 milhões em impostos sonegados. A informação ganhou as redes sociais e chamou a atenção de muitos internautas, que compartilharam o texto à exaustão. Contudo, essa notícia é falsa.

O texto afirma que o presidente publicou no Diário Oficial da União da última terça-feira (8), autorização para que a Receita Federal cobrasse a emissora pelos tritutos que teriam sido sonegados em 2002.

De acordo com o site Poder360, a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional, confirmou que a notícia é falsa. “A notícia divulgada não tem procedência e não houve publicação de ato no Diário Oficial da União neste sentido”, informou a PGFN em nota.

Nos primeiros dias de governo Bolsonaro, a Globo é citada apenas uma vez no Diário Oficial da união. Na terça-feira, a Editora Globo Livros firmou contrato com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O órgão do governo comprou livros da empresa para o atendimento ao Programa Nacional do Livro Didático.

Segundo o DataPoder360, a notícia falsa da cobrança de dívida da Globo foi compartilhada em grupos do Facebook e também no WhatsApp. Até a tarde de quinta-feira (10), registrava mais de 350 mil interações no Facebook, sendo 39 mil comentários, 66 mil compartilhamentos e 246 reações.

Os eleitores de Bolsonaro, pelo menos nas redes sociais, são sempre contrários à Globo e costumam postar diversas críticas à emissora. A relação de Bolsonaro com a emissora também não é das melhores. Como presidente, suas entrevistas foram dadas preferencialmente a Record TV e ao SBT.