Estudante da Universidade Mackenzie grava vídeo pregando morte de negros e o pior acontece

PUBLICIDADE

A Universidade Presbiteriana Mackenzie decidiu expulsar o aluno do curso de Direito, Pedro Bellintani Baleotti, após ele ter gravado e postado uma série de vídeos com conteúdo racista em suas redes sociais

A decisão da Universidade foi divulgada nesta quinta-feira, dia 10. Entretanto, a expulsão ocorreu no fim do ano passado. O caso está agora na 3ª Promotoria de Justiça Criminal, a qual fez a solicitação de um inquérito policial para apurar o ocorrido.

O reitor Benedito Aguiar Neto confirmou, por meio de uma nota, a expulsão do aluno, e deixou claro que a Instituição não apoia nenhum tipo de atividades preconceituosas e contrárias aos Direitos Humanos.

Veja a seguir o vídeo em que o estudante comete as ofensas raciais

O vídeo gerou a revolta dos colegas da Instituição, provocando um grande protesto, contando com centenas de estudantes, na sede da faculdade, exigindo um posicionamento por parte do Mackenzie.

O reitor, em seguida, informou que o estudante teria sido suspenso por prazo indeterminado, ainda que o vídeo tivesse sido gravado fora do ambiente da Instituição. Todavia, o texto afirmava que por se tratar de um discurso de ódio, violência e manifestações racistas, o fato de não ter sido praticado dentro da Universidade não implicaria a ignoração do fato.

Pedro perdeu também o seu estágio no escritório de advocacia DDSD, na cidade de São Paulo. Em nota, os sócios manifestaram repúdio aos atos cometidos pelo rapaz, defendendo as garantias previstas pela Constituição Federal.

Entretanto, dias depois, outros vídeos do jovem surgiram. Em um deles, Baleotti aparece com uma arma na mão, sem camisa, enaltecendo o presidente.

Embora o estudante tenha sempre manifestado apoio, Jair Bolsonaro não se posicionou sobre o caso, mas em outros episódios semelhantes, o presidente afirmou que não tem controle sobre essas manifestações individuais, e que não pactua com essas ações.