Se eleição fosse apenas entre os presos, Haddad teria vencido Bolsonaro com sobras

PUBLICIDADE

O jornal O Globo realizou um levantamento que mostrou o petista Fernando Haddad venceria com ampla margem de vantagem o candidato Jair Bolsonaro (PSL), se as eleições fossem realizadas apenas nos presídios. O levantamento divulgado pelo O Globo revela que Haddad venceria com 82,47%, contra 17,53% de Bolsonaro.

Os votos em questão são dos presos provisórios, que tem o direito de votar nas eleições. Presos condenados em segunda instância, como ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não podem votar. Além disso, a votação depende da quantidade presidiários que estariam aptos a votar para que a Justiça Eleitoral montasse a estrutura com as urnas para receber os votos.

A ampla vantagem de Haddad entre os presos virou piadas nas redes sociais já que o maior líder do PT é justamente o ex-presidente Lula, que foi impedido de concorrer à presidência da República pela Lei da Ficha Limpa.

Bolsonaro sempre teve um discurso firme contra os bandidos, sendo favorável, por exemplo, à castração química no caso de estupro. O presidente também já deu declarações fortes que contrariam os Direitos Humanos no caso do presídio de Pedrinhas, no Maranhão.

Considerando todo o colégio eleitoral brasileiro, com mais de 140 milhões de eleitores, Bolsonaro foi eleito presidente da República, no dia 28 de outubro, com pouco mais de 55% dos votos válidos, o que representou quase 58 milhões de votos. Fernando Haddad alcançou 47 milhões. A diferença de 10 milhões de votos entre os dois foi considerada grande, mas nada perto da diferença entre os eleitores presos.