Novo chefe da Marinha diz que Brasil esteve em 3 Guerras Mundiais com os EUA

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 9 de Janeiro, Ilques Barbosa Júnior, que é o mais novo Comandante da Marinha Brasileira, acabou cometendo uma gafe durante seu discurso de posse e que reuniu figuras de âmbito nacional e internacional. Estavam presentes ministros e ex-ministros, membros do poder Judiciário, Executivo e das Forças Armadas e embaixadores, bem como o presidente eleito Jair Bolsonaro.

Tudo começou quando o novo chefe da Marinha foi enaltecer os convidados ali presentes e acabou soltando  uma pérola que está dando o que falar na mídia. 

“Também menciono a presença do Almirante John Richardson, chefe de operações navais dos Estados Unidos da América. O contra-almirante Sean Buck, comandante da quarta esquadra e forças navais do Comando do Sul […]. Nós estivemos juntos em três guerras mundiais. Essa é a parceria que nós estamos dando continuidade”, falou em discurso.


Já foi o suficiente para o pessoal na internet viralizar a notícia e fazer ‘memes’ e piadas com a situação.

Porém,  logo após a cerimonia de sua posse onde aconteceu tudo isso, o Ilques se defendeu dizendo que não quis dizer “três Guerras Mundiais” de forma literal, mas sim contando também com a Guerra Fria em que o Brasil escolheu ficar ao lado dos Estados Unidos.  Ele aproveitou pra destacar a importância do apoio Ocidental, não só com os EUA mas também com França, Espanha, Alemanha, Portugal dentre outros.

Apesar de sua justificativa, não convenceu muita gente. Até porque não houve ainda não houve a terceira guerra mundial.