Bolsonaro ‘desafia’ ONU e o que faz impressiona

PUBLICIDADE

Por meio de um telegrama que foi emitido na última terça-feira (8), o Ministério das Relações Exteriores solicitou aos diplomatas brasileiros que informassem à ONU que o Brasil iria sair do Pacto Global que trata de assuntos sobre a Migração, que foi aderido pelo país em dezembro, no final do governo de Michel Temer.

A BBC NotĂ­cias Brasil conseguiu ter acesso ao documento em que o MinistĂ©rio pediu aos representantes internacionais do Brasil que atuam na Organização das Nações Unidas bem como em Genebra que informassem para ĂłrgĂŁos de representação no exterior que o Brasil nĂŁo iria ser participante de ações migratĂłrias 

O documento tinha a finalidade de notificar que o Brasil nĂŁo irá seguir as medidas fixadas no pacto proposto pela ONU, uma vez que nĂŁo será signatário das emendas estabelecidas. O ato promovido por Bolsonaro se assemelha ao posicionamento do presidente americano (Donald Trump), levando em consideração que ambos nĂŁo apoiam as propostas desenvolvidas no tratado elencado. 

Durante as Ăşltimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro assim como o ministro das Relações Exteriores (Ernesto AraĂşjo) já tinham explanado no Twitter que o Brasil abandonaria o pacto. Segundo AraĂşjo a proposta seria um “instrumento inadequado para lidar com o problema (migratĂłrio)”, defendendo que imigração na convicção dele nĂŁo poderá ser vista como uma questĂŁo global, mas sim de maneira subjetiva tendo em conta a soberania do paĂ­s.

A proposta internacional foi abordada desde 2017, o pacto determinava diretrizes pertinentes ao acolhimento de imigrantes. Entre as pautas fixadas estavam a noção de que paĂ­ses aceitantes deveriam estipular uma solução ordenada com os fluxos migratĂłrios. 

O antigo chanceler Aloysio Nunes Ferreira, que representava o Brasil em importantes negociações internacionais, já tinha realizado uma crítica sobre a ideia de rejeitar o pacto. O pensamento dele diverge do atual ministro de assuntos exteriores.