Bolsonaro já tem proposta para liberar posse de armas; saiba quem poderá usar

PUBLICIDADE

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, teve sua campanha presidencial marcada pela proposta de uma liberação de posse de armas para o cidadão brasileiro.

Hoje, o Brasil tem a posse de armas liberada, porém há um regulamento que trava o cidadão de poder tirar essa posse ou porte.

A ‘bancada da bala’ já tratou de enviar uma proposta ao Jair Bolsonaro de liberação da posse de armas. Na proposta, está quem poderá ter a posse.

Os requisitos são:

* Moradores de zona rural que comprovarem essa necessidade.

* Moradores de municípios com mais de 10 homicídios por 100 mil habitantes. A maioria das capitais brasileiras está dentro dessa faixa. Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que a média nacional em 2017 foi de 30 assassinatos por 100 mil habitantes.

* Pela proposta, ficam mantidos pré-requisitos da lei como:

* Ter curso de tiro.

* Ter passado no exame psicotécnico.

* Não ter antecedentes criminais.

Uma coisa que não anima muito aos apoiadores de Jair Bolsonaro é que o texto só trata da posse de armas, não do porte.

A diferença é que a posse só permite que o cidadão tenha a arma dentro de sua propriedade, já o porte permite que o cidadão saia com a arma nas ruas.

Muitos defendem e, inclusive, Bolsonaro já afirmou defender o porte de armas, mas é claro que primeiramente deve ser aprovado somente a posse.

A proposta deve ser encaminhada ao Congresso Nacional e uma grande pressão da população pela aprovação deve ser a marca desse projeto que será mandado por Bolsonaro.