in

Carro autônomo da Tesla atropela e ‘mata’ em exposição tecnológica

Promobot / YouTube

Era apenas o segundo dia do Consumer Electronics Show (CES)  uma famosa exposição de tecnologia que reúne as melhores inteligências artificiais da atualidade deste ano e já houve um acidente.  Em meio a dramáticas revelações de exosuits (vestimentas automatizadas), smartphones dobráveis e malas que te seguem pelo aeroporto, um pobre humanoide estava na hora errada e no lugar errado e o que ocorreu causou uma reviravolta no evento. 

O robô modelo v4 foi apresentado na CES por uma empresa russa chamada Promobot, especializada em design de robôs autônomos. Infelizmente, não durou muito tempo. Ao chegar ao estande na noite de segunda-feira, dia 7, foi atingido por um Tesla Model S.  Foi a mais recente vítima de um carro autônomo.

A empresa anunciou a notícia no Twitter: “Olhem o @elonmusk em um Tesla Model S batendo e matando um robô inocente em Vegas. Seu carro estava sob um modo de piloto automático“.

De acordo com um porta-voz da empresa, o dano está  muito além de um simples reparo. “É claro que estamos aborrecidos. Trouxemos este robô da Filadélfia para participar da CES. Agora ele não pode participar do evento e nem pode ser recuperado. Vamos conduzir uma investigação interna e descobrir porquê o robô foi para o meio da rua”, disse Oleg Kivokurtsev, diretor de desenvolvimento da Promobot.

Pode-se dizer que a batida parece muito leve no vídeo, o próprio robô não parece estar muito danificado. De fato, através dos comentários pela internet, parece que não somos os únicos a ter essas suspeitas.

Se é realmente um golpe de publicidade, não seria a primeira vez que a empresa agiu desta forma. Em 2016, um robô também da Promobot  teve “surto-circuito” correndo para o meio do trânsito como se estivesse presumivelmente tentando escapar de seus criadores humanos. A questão é que, convenientemente, aconteceu de ele estar transmitindo mensagens promocionais através de um sistema de som integrado ao mesmo tempo em que fugia, fazendo com que muitas pessoas desconfiassem.

O atropelamento do robô pode ter sido um combinado muito bem planejado criado pela equipe de marketing da Promobot, mas isso não impediu que as pessoas fizessem piadas e a história viralizasse.