Após ter seu governo atacado, Jair Bolsonaro tem projeto para ‘destruir’ TV Globo

PUBLICIDADE

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) criou um projeto de lei visando proibir o instrumento de negociação comercial, que segundo críticos, garante o domínio da Rede Globo no mercado publicitário.

O texto foi escrito por uma cúpula, montada por integrantes de agências de publicidade e executivos de concorrentes da Globo, que será apresentado em fevereiro, quando o novo congresso assumir.

O escolhido para levar o projeto ao conhecimento do novo congresso foi o ex-ator da emissora e político, Alexandre Frota, que também pertence ao partido de Jair Bolsonaro. O deputado federal falou sobre o assunto: “O projeto foi entregue a mim e a uma equipe de profissionais com a autorização do Jair. Vou apresentar ao presidente e me reunirei com SBT, RedeTV!, RecordTV e talvez Band”.

Nesta segunda-feira (07), enquanto reiterava suas críticas à distribuição de verbas oficiais do governo a veículos de mídia, Bolsonaro deixou escapar sua real intenção. O presidente relatou que ficou assustado ao saber o que significava o BV, e fez questão de ressaltar que isso tem que acabar.

BV significa Bonificação por Volume. Esse mecanismo foi introduzido pela Rede Globo no ano de 1960, sob as alegações de que era para estimular o mercado publicitário. Marcelo de Carvalho, dono da RedeTV! é um dos maiores críticos da lei.

Bolsonaro também já prometeu, cortar verba da Secretária de Comunicação de Veículos que considera parciais contra ele, como a Folha de São Paulo e Rede Globo.

Sua fala sobre o BV veio após Luciano Huck e Fausto Silva terem criticado seu governo. No primeiro caso, o apresentador do Caldeirão ironizou a frase da ministra “menino veste azul e menina veste rosa”. No caso de Fausto, foi por umas palavras ditas em seu programa no último dia 06, em que ele cita um “idiota” e “imbecil” no poder. Frase essa, que o próprio disse depois tratar-se de uma generalização de políticos.