Solução para o calor, película promete substituir o ar-condicionado sem gastar muito

PUBLICIDADE

A maioria dos brasileiros sabe muito bem o que passar calor, não é verdade? Principalmente nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste do país que fazem calor em todas as estações do ano, gerando alguns transtornos e desconfortos. Um dos maiores prejuízos para quem tem que encarar o calor exagerado é o aumento do custo da energia pelo uso constante de ventiladores e ar-condicionado.

Mas a verdade é que nem todas as pessoas possuem recursos financeiros que possibilitem o uso do ar-condicionado. Além disso, o ar-condicionado emite gases que são os principais causadores do efeito estufa.

Para a felicidade geral, surgiu há pouco tempo uma ótima e viável alternativa para que todos possam fugir do calor sem matar o bolso. A solução é tão eficiente quanto o ar-condicionado. Ronggui Yang e Xiabo Yin, pesquisadores de uma universidade norte-americana criaram uma película capaz de esfriar um ambiente sem o uso do ar.

Como funciona a película

A película serve para filtrar os raios solares que entram na atmosfera terrestre. Os pesquisadores fizeram com que o calor emitido fosse convertido em radiação infravermelha no mesmo comprimento que a terra manda de volta para a atmosfera.

O filme que os cientistas criaram é feito de polimetilpentano, consiste em um plástico transparente que possui em seu comprimento pedrinhas de vidro. Em algum dos lados o material é revestido com prata, isso é transformado em lâminas com espessura de 50 milionésimos de metro.

A diferença na temperatura impressiona

A parte prateada precisa ser aplicada para baixo no telhado, então quando a luz do sol bater no telhado essa área bloqueia a passagem do sol e esfria o ambiente. Em dias que o termômetro marca 37ºC, a casa com o telhado revestido pelo filme mantém a sensação térmica de 20ºC.