PT acusa invasão de nove de seus gabinetes na Câmara, no dia da posse, e gera confusão

PUBLICIDADE

Alguns membros do Partido dos Trabalhadores (PT), envolvendo deputados e lideranças, divulgaram três imagens que supostamente mostram nove gabinetes de parlamentares do PT, dentro da Câmara dos Deputados, invadidos. Segundo eles, autoridades federais teriam feito a ação, no dia da posse do presidente Jair Bolsonaro, em primeiro de janeiro.

Agentes da Polícia Legislativa, dentre outras forças de segurança, teriam ocupado as salas. A justificativa foi a suposta necessidade de formar o esquema de segurança para a posse do novo presidente. O jornal ‘Carta Capital’ tentou contato com representantes da Polícia Legislativa, mas, até o momento desta, publicação não houve resposta.

Em nota, o Partido dos Trabalhadores divulgou que os gabinetes foram ocupados, sem qualquer tipo de aviso prévio, seja para os funcionários ou para os parlamentares titulares de cada gabinete, justificando uma atitude autoritária.

Segundo o deputado federal, Odair Cunha, em seu gabinete houve parafusamento das janelas e persianas, e afirmou que suas mesas e gavetas foram revistadas. Ele classificou o ato como gerador de uma vulnerabilidade para o Congresso Nacional, em nome do que ele chamou de ‘histeria coletiva de segurança’, em tom bastante crítico.

Muitos parlamentares da legenda usaram suas redes sociais para criticarem a suposta invasão. A deputada Margarida Salomão, do estado de Minas Gerais, fez declaração afirmando que a ação explicita o temor de que o novo governo pretende monitorar, de forma clandestina, a oposição.