‘O Estado é laico, mas a ministra é terrivelmente cristã’, afirma Damares

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (2), a advogada e pastora evangélica, Damares Alves, tomou posse de seu cargo de ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. Ela fez questão de deixar claro em seu discurso seu forte cunho religioso. “O Estado é laico, mas esta ministra é terrivelmente cristã”, disse Damares durante a cerimônia de posse.

Além de trabalhar como advogada, a nova ministra é educadora e já foi assessora parlamentar do senador Magno Malta (ES), que, para quem acompanhou a política, sabe que ele foi um dos maiores parceiros do presidente Jair Bolsonaro. Ela é nascida no Paraná, mas aos 6 anos se mudou com sua família para o Nordeste, vivendo nos estados de Alagoas e Bahia.

Esse novo ministério, criado no governo do atual presidente do Brasil, foi idealizado para coordenar as políticas e diretrizes destinadas para a promoção dos direitos humanos. Além de atuar em prol dos direitos da mulher, família, idoso, criança e adolescente, visa entrar em defesa também das pessoas com deficiência, índio e das minorias sociais.

Essa nova pasta terá 8 secretarias e 12 conselhos ou comitês. Antes tendo status de ministérios, no governo Lula e Dilma, a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e a Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial ficarão vinculados ao novo ministério sobre o comando de Damares Alves.

Além da fala religiosa, a ministra deixou claro que a estrutura governamental de Jair Bolsonaro será a família. “Todas as políticas públicas neste país terão que ser construídas com base na família. A família vai ser considerada em todas as políticas públicas”, disse Damares. Além disso, ela deixou claro que todas as configurações familiares serão respeitadas.