Posse de Bolsonaro atrai mais público do que de Lula e Dilma juntos?

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro foi empossado Presidente da República nesta terça-feira (1º) e milhares de pessoas foram à Brasília acompanhar a cerimônia, que foi marcada pela emoção, pelo discurso de Michelle Bolsonaro e pelo forte esquema de segurança montado para evitar qualquer contratempo.

A grande dúvida em relação à posse de Bolsonaro é qual seria o público presente na Esplanada dos Ministérios. De acordo com levantamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e do Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), cerca de 115 mil pessoas acompanharam a posse de Bolsonaro.

O Palácio do Planalto estimava a participação de 200 mil pessoas no evento. Apesar de o número ter ficado abaixo, ainda assim foi maior que da posse de Dilma Roussef, em 2015, que contou com a participação de 40 mil pessoas.

A primeira posse do ex-presidente Lula, em 2003, gera controvérsias. À época, foi divulgado que 150 mil compareceram ao evento do metalúrgico, que ascendeu ao poder ao vencer José Serra (PSDB) no pleito. Os dados foram divulgados pela Polícia Militar, Polícia Federal e Defesa Civil do Distrito Federal.

O jornal Folha de S. Paulo convidou a Defesa Civil a refazer a contagem e chegou ao novo cálculo de 71 mil pessoas presentes na posse do ex-presidente, que hoje está preso, cumprindo pena de 12 anos e um mês pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Considerando esse dado da Defesa Civil quanto ao Lula em 2003, a posse de Bolsonaro foi a maior desde 1989, superando Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e os governos petistas.

Contudo, ainda não foi divulgado um número oficial de público vindo da Polícia Militar ou da Polícia Federal ou da Defesa Civil do Distrito Federal (que frequentemente geram uma apuração de público menor que os órgãos institucionais do Governo).