Veja repercussão internacional após Jair Bolsonaro falar em livrar Brasil do socialismo

PUBLICIDADE

O discurso do presidente Jair Bolsonaro ganhou muitos comentários na Europa, na manhã desta quarta-feira, segundo dia do ano de 2019. A unanimidade das publicações foi a citação que o chefe máximo do Executivo Nacional fez, sobre livrar o Brasil da ameaça socialista, libertando a maior economia da América Latina, oitava do mundo.

O jornal britânico The Guardian afirmou que a fala do presidente provocou encanto na multidão de mais de 100 mil pessoas que presenciavam a cerimônia. O diário enfatizou o fato de muitos terem se dirigido até a Capital Federal, para acompanhar aquele em que depositaram toda a sua confiança, a quem classificou de populista de extrema direita que pretende recuperar o país afundado em escândalos de corrupção, aumento de criminalidade e estagnação econômica.

Outro jornal do mesmo país, voltado em economia, o Financial Times, não fez nenhuma citação em sua edição do dia de hoje, nem impressa, nem na plataforma digital.

Ainda na terra da Rainha Elizabeth, a rede BBC apresentou aos seus telespectadores alguns trechos de reportagens voltados a posse de Jair Bolsonaro. Em seu portal na internet, no dia de hoje, já não há mais nenhuma menção à posse do presidente.

Todavia, no dia primeiro de janeiro o jornal destacou o fato do presidente ter usado seu discurso de posse para incitar a promessa da construção de uma sociedade onde não haja quaisquer tipos de discriminação ou divisão.

A cerimônia de posse contou com líderes, representantes e embaixadores de alguns países europeus.