Bird Box: psicóloga desvenda mensagens subliminares do filme

PUBLICIDADE

O filme Bird Box estreou na Netflix dia 21 de dezembro e teve grande repercussão nas redes sociais. Um suspense de tirar o fôlego, a trama gerou alvoroço na internet e dividiu a opinião dos espectadores. Houve aquelas pessoas que amaram o filme, mas também os que não gostaram muito.  

Muitos acabaram comparando o filme com o livro. Para quem não sabe, Bird Box foi produzido baseado no livro do autor Josh Malerman, que leva o mesmo nome. A publicação da obra ocorreu no Brasil pela Editora Intrínseca com o título Caixa de Pássaros.

O filme relata a história de pessoas que acabam sendo obrigadas a viver escondidas e com os olhos vendados. Tudo por causa de criaturas misteriosas que não são visíveis para quem está assistindo. O grande desafio da protagonista, interpretado por Sandra Bullock é levar os filhos para um local seguro. No entanto, o trajeto deve ser realizado com os olhos vendados.

De acordo com algumas interpretações, a diretora do filme, Susanne Bier usa a expressão pós-apocalíptico como uma metáfora. Na verdade o intuito seria passar a mensagem sobre a questão da depressão que vem afetando milhões de pessoas pelo mundo inteiro.

Segundo a psicóloga Gabriela Granero, o filme está cheio de mensagens subliminares. Conforme a profissional, no começo do filme, a protagonista já demonstra dificuldade de relacionamento, sendo incapaz de amar. 

No decorrer do filme, ‘a coisa’ vai se espalhando e contaminando e mostra que ninguém está livre de ser acometido pelo problema. 

O intenso sofrimento acaba levando as pessoas a tirar a própria vida, algo bem representado na trama. Já a travessia do rio, seria a representação das dificuldades que as pessoas atravessam diariamente, cheios de correntezas, muitas vezes difíceis de enfrentar.

Muitas vezes no decorrer da vida todos passam por momentos em que parece não haver uma solução, sem saber qual caminho seguir. Veja abaixo com detalhes a reflexão da psicóloga.

E você caro leitor, conseguiu ver todos esses elementos durante o filme? Deixe sua opinião nos comentários.