Bolsonaro anuncia sérias mudanças na CNH em 2019

PUBLICIDADE

Através da sua conta no Twitter, Bolsonaro, Presidente eleito, anunciou que a CNH sofrerá uma alteração em seu mandato. A proposta visa facilitar a vida dos motoristas, que sofrem a cada vencimento da carteira.

Na atualidade, a Carteira Nacional de Motorista (CNH) precisa ser renovada a cada cinco anos, mas um dos planos do novo presidente é revisar essa prática e estender a validade do documento para dez anos.

Na mesma publicação em que anunciou essa mudança, Bolsonaro também parabenizou o Governo do Estado do Rio de Janeiro pela iniciativa de cancelar a vistoria anual de veículos no estado. Sobre a mudança na CNH, ele não entrou em detalhes.

Medida facilitaria a vida do brasileiro

Se realmente o presidente levar essa proposta à frente, terá que entrar em acordo com dois departamentos responsáveis pelo trânsito: o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

No início do ano vigente, uma resolução (726), que obrigaria todos os motoristas a fazer provas teóricas e práticas, além do exame médico de costume para que pudesse renovar a CNH, foi revogado.

Naquele momento, o órgão que havia necessidade de atualizar as informações pessoais e os conhecimentos a respeito do trânsito, devido às constantes alterações nas leis de trânsito.

A medida foi revogada justamente para que os custos fossem menores e a vida dos brasileiros fosse facilitada, pois seriam necessárias 10 horas de aulas teóricas e a aplicação de uma prova de 30 questões para que a renovação fosse feita se a medida prevalecesse.