PT boicotará posse de Bolsonaro fazendo ‘posse simbólica’ para Lula no dia 1° de janeiro

PUBLICIDADE

Em um ato sem precedentes, a bancada do PT na câmara e no senado, com intenção de boicotar a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, teria decidido não comparecer ao evento, que ocorrerá na Câmara dos Deputados no dia 1° de janeiro de 2019.

Nenhum boicote do tipo é visto no Brasil desde a redemocratização do país. Mesmo com a derrota de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1989, as bancadas petistas marcaram presença na cerimônia de posse de Fernando Collor de Melo, em 15 de março de 1990.

Ao invés de participar do cerimonial que marcará de fato o início do governo Bolsonaro, deputados e senadores petistas devem viajar para Curitiba, no Paraná, e organizarão uma posse simbólica para o ex-presidente Lula, que está preso na sede da Polícia Federal da cidade desde o dia 7 de abril de 2018. As bancadas do PCdoB e do PSOL ainda não definiram se participarão do boicote.

De acordo com a direção do Partido dos Trabalhadores, a posse de Jair Bolsonaro vai além de uma mudança de poder. Para eles, o novo governo representa a instalação de um regime caracterizado pela interferência dos militares na política nacional em aliança com a cúpula do sistema judicial brasileiro.

A avaliação do PT se deu através de uma nota divulgada na manhã da última quinta-feira (20) pela executiva nacional do partido, onde caracteriza o período que está por vir como “regime de exceção que se configura no país”.

Para o partido, o país saiu do rumo da democracia e do estado de direito. Com o boicote, o PT dá uma mostra de como fará forte oposição ao governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro.