Tsunami devasta região da Indonésia, há mortos e centenas de desaparecidos

PUBLICIDADE

Um tsunami atingiu, no sábado (22), as praias de Java e Sumatra, na região de Estreito de Sunda, na Indonésia. O ocorrido foi registrado pelo horário local por volta das 21h30 (12h30 em Brasília).

As autoridades ainda informam que Pandeglang foi a região mais atingida. A localidade é um ponto turístico bem procurado e costuma receber muitas pessoas nesta época do ano.

Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, disse o motivo da onda gigante: “Foi causado pela combinação de um deslizamento de terra submarino, resultante de atividade vulcânica do Anak Krakatoa e um maremoto, intensificado por influenciada da Lua cheia”.

O último balanço registrado, às 08h local (0h em Brasília), apontou que 43 pessoas morreram e 584 estão feridas. Este número pode vir a crescer, já que centenas de moradores da localidade estão desaparecidos. Cerca de 430 residências foram danificadas. Nove hotéis também sofreram com o maremoto.

A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica (BMKG) informou, por meio de nota, que o tsunami “atingiu diversas áreas do Estreito de Sunda, incluindo praias na região de Pandeglang, Serang e Lampung do Sul”.

A incidência faz lembrar que em 2004 um tsunami provocado por um terremoto no Oceano Índico deixou mais de 200 mil mortos em 13 países, incluindo a Indonésia, que registrou o maior número de vítimas.

Equipes e saúde, membros voluntários e o serviço de bombeiros estão nas regiões atingidas, oferencendo amparo aos desabrigados e procurando pessoas que ainda não foram encontradas.