Google gera ‘guerra’ com Bolsonaro após polêmica com palavra ‘idiota’ e tudo acaba mal

PUBLICIDADE

Nessa segunda-feira, 17 de dezembro, uma polêmica envolvendo o presidente eleito Jair Bolsonaro acabou  tomando conta da internet. Isso porque rivais do político começaram a publicar ‘prints’ nas redes sociais mostrando uma pesquisa no Google que prejudica a imagem do político.

Ao pesquisar a palavra ‘idiota’ no Google, notícias com o nome de Bolsonaro aparecem no site. Isso gerou grande revolta dos fãs do político, que trataram de atacar a empresa, que é a maior do gênero do mundo. 

Não é a primeira vez que esse tipo de polêmica atinge o Google. Algo parecido já aconteceu nos Estados Unidos, obrigando a empresa a se pronunciar publicamente. 

O principal executivo do Google, Sundar Pichai, foi cobrado duramente no Congresso, na semana passada, porque, quando se digita “idiot” no buscador, o rosto de Donald Trump aparece em profusão nas imagens.

Muita gente pareceu não aceitar sua explicação sobre como o algoritmo do buscador faz uma escala de relevância a partir das palavras associadas a personagens e instituições. Outras disseram que isso não deveria ser justo, já que acabava denegrindo a imagem de grandes figuras públicas.

Apesar do próprio Jair Bolsonaro ainda não se pronunciar sobre o tema, os eleitores dele fizeram questão de criticarem o Google. Em grupos políticos, por exemplo, o tema floresceu. Já no Google Trends, ferramenta que mostra quando cada termo é buscado,  o termo bombou.

Até o meio da tarde desta segunda-feira, por exemplo, o termo ‘idiota’ já havia sido pesquisado mais de 500 mil vezes. Era gente querendo ver o que apareceria quando digitasse a palavra.