in

Rede Globo teria usado edição de imagem para ‘clonar’ negros em vinheta de fim de ano

Rede Globo
Publicidade

Após uma série de críticas de internautas a respeito da falta negros no elenco da novela Segundo Sol, trama que usou a Bahia como cenário e retratava personagens baianos, a Rede Globo teria lançado mão dos adventos tecnológicos para fugir de polêmicas.

Através de truques de edição de imagem, a emissora teria dado maior destaque aos artistas afrodescendentes em sua vinheta de fim de ano. Em pelo menos uma das versões, um mesmo ator negro, apareceu até três vezes –  algo que não viria a ocorrer com os brancos, dando a impressão de que os participantes negros são maioria na vinheta.

Em sua versão completa, o clipe, que tem dois minutos e meio de duração, mostra Dan Ferreira, Jéssica Ellen, Sheron Menezzes, David Junior e Jonathan Azevedo em posição de destaque, presentes no começo e no encerramento do vídeo. Atores brancos e mais populares não tiveram o mesmo destaque como era de costume nos anos anteriores, como Fernanda Montenegro e Lima Duarte.

Publicidade

A emissora fez o lançamento oficial do clipe completo no último dia 25, durante o Fantástico. As versões mais curtas, que variam de 30 segundos a um minuto, são exibidas nos intervalos da programação.

Publicidade
Publicidade

Em uma dessas versões menores, quase não vemos o elenco branco e negros que quase não aparecem no clipe completo conduzem a trilha sonora. São eles: Glória Maria, Toni Tornado, Maju Coutinho, Milton Gonçalves, Marcello Melo Jr., Aílton Graça e Juliana Alves.

Taís Araújo e Lázaro Ramos, dois artistas importantíssimos do elenco da Rede Globo, não aparecem na versão completa nem nas compactas já exibidas.

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade
Higor Mendes

Escrito por Higor Mendes

Corretor de Imóveis, cursou até o 3º semestre de Engenharia de Pesca na Universidade Federal Rural da Amazônia e atualmente é graduando em História na UNP. Apaixonado por História da Segunda Guerra Mundial, Política, Futebol e curiosidades em geral.