Mulher dá a luz no chão de hospital sem médico e enfermeira no RJ; veja o vídeo

PUBLICIDADE

O sistema de saúde no Rio de Janeiro vive em um caos. Em meio a denúncias de corrupção que tem levado ex-governadores do estado para a prisão, funcionários do sistema público de saúde reclamam do salário de novembro e 13º que ainda não receberam. Muitos têm faltado ao trabalho por este motivo.

Com a falta de profissionais para atender os pacientes, uma cena revoltante aconteceu no Hospital Municipal Pedro II. Depois de aguardar mais de uma hora para ser atendida, uma mulher deu à luz sozinha, na noite de domingo, no chão da recepção da unidade de saúde.

No momento em que o nascimento aconteceu, não havia médico nem enfermeiros no plantão. Estavam no local recepcionistas, seguranças e maqueiro. Outros pacientes que estavam no local filmaram a mãe sentada sobre uma poça de sangue, batendo nas costas do recém-nascido, que demorou a chorar.

Depois de algum tempo, uma enfermeira chega ao local e leva a criança. Ao Globo, um funcionário que se manteve anônimo falou sobre a situação do hospital. “O quadro de funcionários estava escasso no domingo. A gestante chegou e ficou esperando atendimento por uma hora ou mais e nada de médico atender. O bebê desceu pelas pernas dela, que pariu no chão”, afirmou.

“Quando chegava alguém grave, a recepcionista ficava chamando a técnica de enfermagem. A palavra que resume a situação, neste domingo, no Hospital Pedro II é caótico. E se continuar sem pagamento, a tendência será só piorar”, finalizou o profissional. O bebê foi levado à UTI neonatal do hospital.