Shakira presa? Cantora se envolve em enorme escândalo de sonegação de impostos

PUBLICIDADE

A cantora Shakira está na mira da promotoria espanhola. A artista receberá uma denúncia de fraude fiscal, feita contra ela. Entre as acusações está sonegação de impostos.

Após uma minuciosa investigação realizada, a agência tributária do país chegou a conclusão de que a cantora sonegou mais de 14,5 milhões de euros, cerca de R$ 63,6 milhões. 

O valor inclui impostos e patrimônios adquiridos entre os anos de 2012 e 2014. Depois que receberam uma denúncia contra a cantora no passado, os promotores abriram uma investigação para verificar se as informações passadas eram verdadeiras. O órgão alegou que Shakira deixou de pagar o que devia ao governo, simulando ter vivido seis meses por ano em paraísos fiscais. 

Os documento que os advogados da artista apresentaram por escrito a Promotoria de Crimes Financeiros de Barcelona, alegavam que ela não tinha qualquer dívida e pedia o arquivamento das denúncias que pesavam sobre a artista. 

A assessoria da colombiana divulgou uma nota falando sobre o caso, e desmentindo qualquer irregularidade. “Shakira cumpriu em todos os momentos com suas obrigações tributárias e não deve qualquer quantia à Fazenda espanhola”. O comunicado ainda dizia que Shakira passa a maior parte em outros países, e que sua renda vem justamente deles. “A cantora tem uma atividade profissional intensa fora da Espanha e quase 90% de sua renda vem de outros países. Sua estrutura familiar é muito diferente dos modelos convencionais”. 

Segundo informações do jornal La Vanguardia, há alguns meses a cantora pagou cerca de 20 milhões de euros à Fazenda Pública da Espanha. Esse valor era por conta de dívidas e juros calculados desde 2011. Além disso, teriam sido pagos mais 14,5 milhões de euros, devido aos impostos que teriam sido sonegados entre 2012 e 2014.