Presidente Jair Bolsonaro será cidadão cearense mesmo sem ter nascido no Ceará

PUBLICIDADE

O deputado estadual Ely Aguiar (DC) juntamente com a bancada conservadora da Assembleia Legislativa no Nordeste apresentaram interesse em fazer Jair Bolsonaro ganhar o título de cidadão do Ceará. O processo iniciou por meio de uma tramitação na casa, pela manhã da última sexta-feira. O projeto de Lei de Ely que quer conceder o título de cidadão cearense ao conservador.

Aguiar realizou um sucinto histórico sobre a vida do futuro presidente, alegando inclusive a relação de Jair com o Ceará que ocorre inclusive pela esposa, Michelle Bolsonaro. Ela é filha do cearense Vicente de Paulo Reinaldo, a quem o direitista sempre chama pelo apelido de Paulo Negão.   

Durante o período de disputa eleitoral, o próximo presidente conseguiu obter pouco mais de 1 milhão de votos no primeiro turno e chegou ao montante de 1.3 milhão no segundo turno. O projeto elencado foi assinado para ser tramitado na Casa, sendo reconhecido por 33 deputados estaduais, membros do PDT. Todavia, parlamentares da oposição (PT e PSOL) não concordaram em assinar a proposta . 

A medida almeja aproximar Bolsonaro do Nordeste, a finalidade seria dar o reconhecimento de cearense, ainda que ele não tenha nascido em local nordestino. Quem desaprovou a medida foram políticos de partidos esquerdistas haja vista que a relação entre eles não é boa, na proporção em que houve momentos tensos entre líderes progressistas e o líder da direita. 

O principal site que noticiou o fato foi um site famoso naquela região, cujo o nome é ‘Diário do Nordeste, que abordou o tema relatando que a ideia foi aprovada parlamentares conservadores, pois eles estão articulando maneiras de aproximar o político do Ceará.  

No primeiro instante das eleições, a região que Jair conseguiu menos votos foi no Nordeste. Em relação ao número baixo de eleitores na região citada, o parlamentar assim como representantes dele alegaram na época que esse fato acorreu em razão da divulgação de fake news transmitida por pessoas que eram contra a direita e, principalmente, contra a eleição de Bolsonaro.