Ana Maria Braga mostra marca do câncer e dá grande lição ao falar da doença

PUBLICIDADE

A apresentadora Ana Maria Braga é uma das mais respeitadas da TV brasileira na atualidade e seu programa, o Mais Você, está no ar na Rede Globo há mais de uma década sempre levando boas informações aos telespectadores.

Nesta quarta-feira (5), por exemplo, Ana Maria recebeu o médico dermatologista Otávio Macedo. Ele foi ao programar esclarecer dúvidas e a apresentadora aproveitou o momento para explicar o que a levou a ter um câncer na pele.

Em 1991, Ana Maria foi diagnosticada com câncer na pele. “Tomei muito sol em uma época que não tinha protetor solar. A gente passava coisas para ficar com aquele bronze. Misturava tudo que era marrom com urucum. Aquilo fritava. Essa falta de informação me levou a ter câncer de pele. Até hoje tenho problema de pele”, explicou.

Até o início dos anos 2000, não havia campanha massiva para o uso do protetor solar. O que as mulheres – e muitos homens – usavam eram o bronzeador. O que poucos sabem é que ambos bloqueiam os raios solares, a diferença está no fator de proteção. Enquanto no protetor, é acima de 15. No bronzeador, fica entre dois e quatro. Ou seja, quem optava pelo primeiro ganhava uma cor. Mas corria o risco de estar perdendo a saúde.

Entre 1991 e 2015, a apresentadora sofreu com o câncer em três ocasiões. Além da doença na pele, teve um na região da virilha e do reto, em 2001. Em 2015, descobriu um novo câncer, em estágio inicial, no pulmão.

Hoje, bem de saúde, Ana Maria expões a cicatriz do câncer de pele no braço. “Dá um close aqui”, pediu ao câmera. “Eu tenho uma cicatriz. O que aconteceu? Eu tirei uma pinta… Tive a sorte de não ter uma metástase. As pessoas não acreditam que câncer de pele mata, mas o assunto é muito sério”, finalizou.