Greve dos Caminhoneiros: categoria se mobiliza e marca data da nova paralisação

PUBLICIDADE

Vários caminhoneiros estão planejando uma grande mobilização pelo país, mas desta vez sem o controle dos respectivos sindicatos. Ocorre que a organização, denominando-se independente, está sendo planejada via WhatsApp e está sendo marcada para acontecer no início de janeiro. Você já pode encontrar nos mais diversos veículos de comunicação que existe uma convocação para greve geral prevista para o dia 22.

A greve, a ser realizada por caminhoneiros autônomos, foi marcada para a data específica do dia 22, por ser dois dias após a reunião da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), que dentre outras coisas, determinará o reajuste da tabela do frete. A mobilização está acontecendo em vários grupos de WhatsApp, segundo informações veiculadas pela revista Veja.

O problema

Na ocasião do encerramento da greve que parou o Brasil, o presidente Michel Temer assinou e aceitou diversas exigências que a categoria estava fazendo para que a greve chegasse ao final. Com a aceitação e assinatura dos sindicatos e a sinalização do Governo Federal, as mobilizações foram diminuindo e aos poucos o país voltou a funcionar.

A questão é que uma das promessas, firmadas no acordo com a União, não foi cumprida. De acordo com os caminhoneiros, a criação de uma tabela com valores mínimos para o frete, um dos pilares do acordo, além do preço do combustível, até o momento não obteve nenhum avanço satisfatório.

A ANTT não se manifestou, sequer com uma nota, a respeito do andamento da tabela de frete, esperada pelos caminhoneiros.