Saiba o que acontece com os sabonetes que você usa nos hotéis

PUBLICIDADE

É típico os hotéis disponibilizarem um par de sabonetes em cada quarto para os clientes fazerem uso. Porém, muitos desses sabonetes não são usados ou são usados pouco e, como não pode existir a reutilização de produtos higiênicos, a maioria deles é jogada no lixo.

A quantidade de sabonetes descartados impressiona

Fazendo as contas os resultados são assustadores. Se forem calculadas duas barras de sabonete por quarto, o número de quartos, quantidade de hotéis por cidade…, isso resulta em toneladas de sabonetes descartados por nada. Mas, além dos sabonetes, xampus e condicionadores que são oferecidos aos clientes também são descartados.

A ideia que mudou a história de pessoas necessitadas

Visando evitar o desperdício, um homem chamado Shawn Seipler criou uma organização sem fins lucrativos, chamada Clean the World, onde as sobras de produtos higiênicos de hotéis são recolhidas e trabalhadas para o reuso. A idéia surgiu em uma viagem que Shawn fez. Quando ele observou o que era feito com os produtos higiênicos usados, surgiu a ideia.

O viajante ficou surpreso e decidiu perguntar na recepção sobre tal prática. Lá, eles explicaram que jogar os sabonetes fora era uma exigência do governo para os hotéis cinco estrelas. Shawn ficou horrorizado e decidiu buscar maneiras de desinfetar, limpar e reutilizar o sabão para ajudar as pessoas mais necessitadas que, às vezes, não possuem condições de conseguir nem o básico para manter a higiene. Ele aprendeu o método de fusão, onde os sabonetes são derretidos e refeitos, para em seguida serem distribuídos para as pessoas carentes.

A quantidade de doenças evitadas foi incrível

Essa movimentação tem ajudado a diminuir os índices de propagação de doenças como diarreia e pneumonia, e ajudou a melhorar as condições de higiene de milhões de pessoas. Para iniciar o projeto, ele encontrou dificuldades, pois contar com o apoio dos hotéis não foi fácil. Agora, os hotéis contribuem também com uma quantia anual que ajuda a manter o projeto de pé.

A ideia desse homem teve forte impacto tanto para benefício do meio ambiente quanto para as pessoas que são alcançadas pela iniciativa.