Jair Ventura é demitido do Corinthians e Fábio Carille deve retornar em 2019

PUBLICIDADE

O Corinthians está temporariamente sem treinador. Nesta segunda-feira (03), a diretoria do Timão anunciou o que quase todos os torcedores já sabiam que iria acontecer: Jair Ventura foi demitido.

A demissão acontece um dia depois do final do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (02), o Corinthians se despediu da competição nacional com derrota por 1 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre.

Foi o término de uma campanha muito aquém das expectativas. Campeão em 2017, o Timão não se encontrou neste ano e só se livrou matematicamente do rebaixamento na penúltima rodada. Terminou em 13º lugar e garantiu vaga na Copa Sul-Americana.

A saída de Jair Ventura não deve deixar saudades nos torcedores. Contratado em setembro, ele assumiu o lugar de Osmar Loss, mas não conseguiu ir bem. Com ele no comando, o Timão teve um desempenho de apenas 31,5% dos pontos disputados. Foram quatro vitórias, seis empates e nove derrotas.

Nem mesmo a ida à final da Copa do Brasil – e derrota para o Cruzeiro nos dois jogos – ameniza o fato de que o Corinthians não foi bem Jair Ventura. O auxliar Emílio Faro também deixa a equipe paulista.

O novo treinador do Timão deve ser Fábio Carille. Treinador nos títulos do Campeonato Paulista, em 2017 e 2018, e do Brasileirão do ano passado, Carille está no futebol árabe há seis meses, quando deixou o Corinthians e foi para o Al-Wheda.

Para ter o treinador de volta o Timão terá que pagar uma multa rescisória de R$ 2,9 milhões. O possível retorno enche os torcedores alvinegros de esperança em um 2019 melhor.