Maioria dos evangélicos acreditam que tomar cerveja não é pecado, aponta pesquisa

PUBLICIDADE

A grande maioria dos que se dizem evangélicos não fazem uso de bebidas alcoólicas. Isso porque, segundo algumas doutrinas religiosas, a prática de consumir tais produtos seria condenada pela Bíblia Sagrada.

Mas um estudo recente apontou que a opinião de grande parte dos evangélicos sobre o assunto permaneceu estável, de acordo com uma pesquisa que foi divulgada em 2007, pelo Instituto LifeWay. Na pesquisa feita há quase 10 anos, apontou que 39% dos evangélicos consumiam bebidas alcoólicas, enquanto 61% afirmavam que não faziam uso. Na pesquisa atual, 41% dos fiéis evangélicos admitem beber.


“Enquanto o consumo de álcool continua a ser visto como algo comum na sociedade, as atitudes dos fiéis sobre o uso de álcool não mudaram muito na última década”
, avalia Scott McConnell, diretor executivo da LifeWay. 

Grande maioria, apesar de não ingerir bebidas alcoólicas, acredita que a prática não é um pecado 

Na pesquisa divulgada recentemente, 87% dos entrevistados concordaram que as Escrituras dizem que as pessoas nunca devem ficar bêbadas, pois acreditam que isso pode fazer com que outros crentes ‘tropecem’. A mesma pesquisa divulgou que 55% dos fiéis, ou seja, mais da metade, não acreditam que ingerir bebida alcoólica seja um pecado.  

Apesar da maior parte concordar que o hábito de tomar um vinho ou até mesmo uma cerveja não seja considerado um pecado, o hábito das pessoas que frequentam igrejas não mudou nos últimos anos e muitos preferem continuar não ingerindo bebidas alcoólicas.  

Internautas comentaram o resultado da pesquisa 

Alguns internautas comentaram o resultado da pesquisa e decidiram expressar a opinião sobre o assunto. Um deles comentou: “O vinho bíblico era alcoólico e foi o primeiro milagre de Jesus. Mas sempre atentando ao mandamento: não vos embriagueis.”

“Muitas denominações dogmatizam o álcool por causa dos seus efeitos negativos quando uma pessoa que bebe fica embriagada. Contudo, a Escritura Sagrada NÃO prescreve o não consumo de bebida fermentada, ela apenas proíbe a embriaguez”, comentou. Outro internauta foi mais além: “Não é pecado! O pecado é a embriaguez. O vinho bíblico tinha álcool. Agora, se você não sabe se controlar, o problema não é da bíblia, é seu.”

Um internauta resolveu expressar sua opinião contrária ao uso de bebida alcoólica: “Não à bebida alcoólica!! Isto é patente à luz das escrituras. Quem a usa, é porque está encobrindo seu hábito maldito e dando mal exemplo aos novos na fé.”

Na sua opinião, é pecado fazer uso de bebida alcoólica?