Piloto dorme em pleno voo e tragédia fica por um fio

PUBLICIDADE

O avião apesar dos pesares é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Porém, uma hora ou outra surge uma notícia envolvendo aeronaves. Um piloto da Vortex Air, uma companhia australiana, acabou dormindo em pleno voo durante uma viagem. O fato um tanto incomum no meio da aviação chamou a atenção pelo fato da aeronave percorrer todo o destino e passar mais de 46 km do local que era para acontecer o pouso.

O incidente aconteceu em 8 de novembro, mas foi repercutido pela ABC News recentemente. O bimotor saiu de Devonport, na Tasmânia, tendo como destino a Ilha King. Apenas o piloto estava no avião.

Para sua sorte, o tanque da aeronave estava cheio e mesmo passando do ponto final, ainda restou combustível. O piloto automático também estava acionado no momento. A torre de controle entrou em contato e finalmente conseguiu retorno na comunicação para dar as coordenadas de pouso ao “piloto dorminhoco”.

Neil Hansford, presidente da consultoria aeronáutica Strategic Aviation Solutions, destacou que não é comum um piloto adormecer em pleno voo. “As regras de fadiga na Austrália são muito rígidas. Não há como alguém ter assumido esse voo fatigado”.

A Austrália sendo um país com leis rígidas em relação a comando de bordo, abriu uma investigação, que está sendo feita pelo Departamento de Segurança de Transporte da Austrália. A empresa dona do avião disse acreditar que o piloto dormiu acidentalmente.

O que achou do caso? Se você estivesse junto com o piloto na aeronave, o que faria? Deixe sua opinião na caixa de comentário desta publicação.