Bolsonaro é convidado por assessor americano para encontro com Trump

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro, presidente eleito em segundo turno no dia 28 de outubro, prestou continência na manhã desta quinta-feira (29), no Rio de Janeiro, para o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton. O fato ocorreu antes de uma reunião entre os dois, na casa de Bolsonaro.

“Estamos ansiosos para uma parceria dinâmica com o Brasil”, escreveu Bolton nas redes sociais logo após deixar o local da reunião. “Foi muito produtiva” (a reunião), completou.

Escoltado por batedores da Polícia Militar numa comitiva com quatro carros, Bolton chegou às 6h54 e não falou com a imprensa. Ele deixou o local uma hora depois.

Assista ao vídeo da recepção de Bolsonaro a Bolton:

Figura controversa do governo Trump por assumir abertamente uma postura crítica aos governos socialistas da Venezuela, Cuba e Nicarágua chamando-os de “Troica de Tirania”, John Bolton é um dos principais conselheiros do presidente Donald Trump em política externa.

O assessor já afirmou, em certa ocasião, que os EUA tem interesse em formar alianças com os governos brasileiro e colombiano, com intuito de melhorar a segurança e a economia da América Latina. Com o governo Bolsonaro, Bolton deve reforçar os pedidos dos EUA para que o Brasil imponha sanções à Venezuela.

O presidente eleito participou do encontro acompanhado por três de seus futuros ministros: Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Augusto Heleno (GSI) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

A viagem do assessor ao Brasil antecedeu sua ida ao encontro do G-20, em Buenos Aires.