Morre, aos 57 anos de idade, o criador do fenômeno Bob Esponja

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (26), morreu aos 57 anos de idade, Stephen Hillenburg, criador americano de um dos desenhos mais famosos do mundo, Bob Esponja.

O criador de Bob Esponja sofria de ELA (esclerose lateral amiotrófica), uma doença degenerativa e que não tem cura. Aos poucos, ela vai comprometendo o sistema nervoso até causar paralisia total. A informação da morte de Stephen foi dada pela revista Variety.

Com uma levada sarcástica, o desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, conta a história de um porífero sorridente e incansável, que acabou se tornando em um dos maiores hits na virada do século, sendo exibida em mais de 200 países. 

Nos episódios, Bob passa por vários contratempos com seus amigos, sendo uma estrela do mar chamada de Patrick e Lula Molusco, um ser muito mau humorado. O sucesso da produção foi tanta que acabou originando um filme e até um musical na Broadway, realizado no ano passado. 

Em quase duas décadas de existência, o desenho criado por Stephen conseguiu arrecadar mais de US$ 13 bilhões de dólares, o equivalente a quase R$ 50 bilhões de reais com merchandising. O comunicador da Nickelodeon que exibe o programa do Bob Esponja desde 1999 falou sobre a morte de seu criador. “Estamos muito tristes com a notícia da morte de Stephen Hillenburg após sua luta contra ELA”.  

Hillenburg nasceu no ano de 1961, nos Estados Unidos, em Oklahoma. Se formou na faculdade de biologia marinha em 1984. A paixão por desenhos e biologia fizeram com que ele tivesse a ideia de criar o desenho. O 1ª episódio da saga de Bob Esponja foi ao ar no dia 1ª de maio de 1999. O criador deixa sua mulher Karen e o filho Clay.