Hamburgueria causa polêmica ao batizar lanche com ‘repOLHO roxo’ de ‘Maria da Penha’; veja

PUBLICIDADE

A violência contra mulher ainda é uma triste realidade não somente no Brasil, mas no mundo inteiro. Existem leis específicas para combater esse grande mal, uma delas é a Lei Maria da Penha, que completou 12 anos desde a sua criação. Apesar de leis mais severas, ainda muitas mulheres têm medo e não denunciam o companheiro.

Um estabelecimento comercial acabou gerando uma grande polêmica sobre o assunto. Uma hamburgueria de Salto, em São Paulo, provocou o maior alvoroço nas redes sociais ao lançar um sanduíche com o nome de ‘Maria da Penha’. O sanduíche tem como um dos ingredientes o repolho roxo. Não seria nada demais se no cardápio o nome da guloseima não estivesse evidenciando a palavra ‘olho roxo’.

No cardápio estava claro o trocadilho, repolho roxo e as letras estavam grifadas na cor roxa para deixar ainda mais evidente. Os internautas ficaram revoltados e acusaram o estabelecimento de fazer apologia à violência contra a mulher.

Após as críticas nas redes sociais, a hamburgueria decidiu mudar o nome do sanduíche para ‘Censurado’ e depois para ‘Um lanche com repolho’. O site de notícias G1 entrou em contado com uma das jovens que fez a postagem que viralizou na internet. Michelle Duarte, de Itu, São Paulo, frisou a quantidade de mulheres que são vítimas de violência doméstica.

“Primeiro, o dono colocou o nome de ‘Maria da Penha’ e, na descrição do lanche, coloca em caixa alta e com cores diferentes a expressão ‘olho roxo’, deixa nítido o que ele quis passar. É uma ligação muito forte e, ao mesmo tempo, ofensiva, depois que analisamos a quantidade de mulher que apanha todos os dias dentro de casa por motivos afins”, desabafou a jovem.

Com a grande repercussão do caso, o estabelecimento decidiu publicar um pedido de desculpa em sua página na internet. Na publicação, os responsáveis admitiram o erro e fizeram questão de ressaltar que não compactuam com qualquer tipo de violência.