General é indicado por Bolsonaro para chefiar Secretaria de Governo

PUBLICIDADE

No fim da manhã desta segunda-feira (26), o presidente eleito Jair Bolsonaro indicou o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz para ser o ministro-chefe da Segov (Secretaria de Governo) a partir de 1º de janeiro.

Aos 66 anos, o militar indicado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro já foi comandante da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti e no Congo.  

No ano passado, em abril, o general Santos Cruz recebeu a nomeação de secretário de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Neste ano tornou-se consultor da ONU. Atualmente a secretária do governo têm status de ministério. Dilma Rousseff foi quem criou a pasta no ano de 2015. 

A pasta criada reunia a Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria da Micro e Pequena Empresa e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional). Porém, no governo Temer a Segov teve uma mudança e passou a responder apenas por questões institucionais e pela articulação de política do Palácio do Planalto. 

Atualmente, Carlos Marun é o ministro responsável pelo cargo. Gustavo Bebiano, o futuro ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência chegou a falar na semana passada que a Secretaria do Governo seria extinta. No entanto, o próprio presidente eleito Jair Bolsonaro vem considerando manter a pasta, mesmo ainda não sabendo como funcionará no ano que vem. 

O presidente eleito vem compondo a sua bancada de ministros desde que venceu às eleições presidenciais no dia 28 de outubro deste ano. A posse está marcada para o dia 1 de janeiro de 2019.