in

12 coisas que acontecem ao corpo quando se come ovos

Divulgação/lifestyle

O ovo é uma ótima fonte de proteína e se tornou um dos alimentos mais queridinhos das pessoas que buscam uma vida mais saudável. Além disso, o alto valor nutritivo e a versatilidade caíram no gosto da nova onda fitness. 

Mas, o que realmente esse alimento pode fazer pelo organismo das pessoas? Esse artigo vai elencar algumas coisas que acontecem com o corpo ao ingerir ovos.

1 – Sensação de saciedade

Vários estudos comparam os efeitos que os alimentos ricos em proteínas. Ingerir esses nutrientes ajudam na sensação de saciedade. O ovo é um alimento rico e a cada 100 gramas encontramos 13 g de proteínas.

2 – Melhora do colesterol

Essa é uma preocupação de muitas pessoas. Existem evidencias cientificas que o ovo auxilia no equilíbrio dos níveis do colesterol HDL, o colesterol bom que temos no sangue.

3 – Proteção dos olhos

Existem dois tipos de oxidantes na gema do ovo, a luteína e a zeaxantina. Essas substâncias possuem um efeito ocular. Além disso, elas diminuem o risco de cataratas e de degeneração macular relacionada a idade.

4 – Qualidade de vida

O organismo consegue fabricar 11 tipos de aminoácidos essências. No entanto, o corpo necessita diariamente de 20. O ovo possuí esses nove aminoácidos que faltam.

5 – Fortalecimento do sistema imune

Com a ingestão de apenas um ovo conseguimos a ingestão de 22% dos níveis recomendados de selênio. Esse nutriente é extremamente importante para o sistema imunológico, além disso ajuda a regular os hormônios da tireoide.

6 – Diminuição do stress e a ansiedade

Caso sua alimentação falhe em alguns dos nove aminoácidos necessários ao funcionamento do corpo, a pessoa corre o risco de ter algum problema relacionado a uma perturbação mental. Um estudo apontou que consumir lisina, substancia presente no ovo ajuda a diminuir os níveis de stress e ansiedade.

7 – Reduz o risco de doenças coronarianas

O LDL contem moléculas que vão alojando a gordura nas paredes das veias e como consequência provoca arterosclerose. Já o HDL consegue ir removendo essas moléculas. Mesmo que o ovo aumente os níveis de LDL, este é conhecido por tornar as moléculas de LDL maiores e mais fáceis de eliminar, diminuindo o risco cardíaco.

8 – Energia

Um ovo contém 15% de vitamina B necessária para um adulto, sendo de grande importância para ação do metabolismo, convertendo a comida em energia.

9 – Protege o cérebro

O ovo tem uma substância chamada colina que é importante para as membranas celulares, sendo essência na sintetização de alguns neurotransmissores.

10 – Pele e cabelos mais saudáveis

As vitaminas do complexo B são importantes e auxiliam a ter peles, olhos, cabelos e unhas com mais saúde.

11 – Ossos e dentes com mais saúde

Esse rico alimento é um dos poucos que tem vitamina D, extremamente importante para os dentes e ossos, sendo importante para auxiliar no processo de absorção de cálcio.

12 – Auxilia na queima de gordura

Pelo fato de causar uma sensação de saciedade, o ovo tem sido associado a uma mais rápida perda de gordura.

Leia Também

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, mas principalmente sobre o tema maternidade. "Busco levar a vida seguindo o manual do criador, a Bíblia". Contato através do e-mail: shyrlenepsouza@yahoo.com.br

Fábio Carille como novo técnico do Corinthians? Jair pode estar com os dias contados

Sandy e Lucas compram enxoval de bebê nos Estados Unidos e fãs perguntam: ‘está grávida?’