Globo e afiliadas vivem crise de público?; RecordTV surpreende

PUBLICIDADE

O ano de 2018 está terminando e se observar, a TV Globo ao longo desse período, sofreu drasticamente em questão de audiência em importantes capitais do país. Salvador, Goiânia, Vitória e Belém. Facilmente a RecordTV passou a ficar em primeiro lugar nestas regiões durante todo o dia. Vale lembrar que isso acontece desde o início do ano e se tornou raro as afiliadas nestas localidades conseguirem um bom número no Ibope.

A cabeça de rede trabalha para não deixar que os índices comecem a cair também nas grandes capitais: São Paulo e Rio de Janeiro. Em SP, o que preocupa é o início da noite. O Cidade Alerta passou a ficar na cola de Espelho da Vida, folhetim global, que marca diariamente em torno de 20 pontos – enquanto o policialesco da Record apresenta uma diferença de 3 ou 2 pontos. O canal da Família Marinho passou a intensificar as chamadas da novela nos intervalos.

Na parte do Entretenimento, o que ainda está trazendo dor de cabeça é o Vídeo Show. Com quatro apresentadoras, após a entrada das ex-BBBs Vivian Amorim e Ana Clara, além da youtuber Fernanda Keulla, o programa perde para o Hora da Venenosa, quadro de fofocas do Balanço Geral SP.

Em Salvador, por exemplo, a Record Bahia obteve mais uma conquista. O canal foi líder isolado pela terceira vez na história, em 13 de novembro, das 7h às 0h. Se tornou rotina o canal de Edir Macedo ficar em primeira colocação na capital baiana, deixando a TV Bahia – afiliada da Globo no estado – logo atrás. Em alguns momentos o SBT (TV Aratu) até chegou a ficar em segundo, jogando ela para terceira posição.

Concorrência maior é ao meio-dia. Na última terça-feira, por exemplo, o Balanço Geral, sob comando de Bocão chegou a casa dos 18 pontos de média, enquanto o local da Globo, Bahia Meio Dia, com Jéssica Senra, registrou 10,2 pontos. Mesmo com mudanças bruscas na programação ao longo do ano, parece que a TV Bahia não está tendo sorte.

Em Goiânia a situação não é de hoje, a baixa na audiência da TV Anhanguera se arrasta desde 2014. O diferencial é que hoje em dia, até as novelas da Globo estão sendo vencidas pela Record na região. É lá onde fica o menor share e a menor audiência do país do canal carioca.