Sérgio Moro pretende acabar com visitas íntimas na cadeia? Veja

PUBLICIDADE

Nomeado por Jair Bolsonaro para atuar na função de ministro da Justiça, o ex-juiz Sérgio Moro, que foi exonerado na tarde da última sexta (16), falou sobre temas polêmicos em entrevista dada à IstoÉ. Um dos assuntos abordados foi a possibilidade de acabar com as visitas íntimas na cadeia, ele também opinou com relação à redução na maioridade penal.

O jurista foi questionado para falar das pessoas já encarceradas e apresentou ideias que ele acredita que vai enriquecer o sistema, como impedir ‘saidinhas’ durante feriados ou extinguir a progressão de pena para integrantes de facções criminosas. O futuro ministro destacou que deseja estudar se vai acabar com as visitas íntimas, deixando claro que existe uma possibilidade. 

Em relação à redução da maioridade penal para os 16 anos de idade, ele e Bolsonaro apresentam pensamentos semelhantes, todavia, divergem em algumas questões. Segundo o presidente eleito, a medida deve ser aplicada para todos os ilícitos penais, Já Moro pensa que deve ser fundamentada a presente decisão apenas em crimes graves, que tiveram resultado de morte ou lesão corporal gravíssima. 

Outra proposta em que existe mais semelhanças do que discordâncias entre os dois líderes é quanto ao porte de armas. O assunto encontra maiores divergências na população brasileira, pois enquanto alguns são favoráveis, outros são completamente contra e não são favoráveis às medidas de Bolsonaro. 

Retornando ao assunto sobre o encerramento de visitas íntimas nos presídios, existem parlamentares que defendem tal proposta, enquanto políticos mais progressistas são contra. O governo de Bolsonaro tem uma tendência para o conservadorismo, no entanto, não emitiram um parecer sobre a pauta. E Sérgio falou que será um tema para ser estudado e falou em possibilidade, mas não há posicionamento afirmativo.  

A população do Brasil encontra-se dividida quando questionada sobre o tema, o que é sabido é que a maioria busca medidas punitivas mais severas contra quem praticar crimes sendo de roubo ou assassinato, mesmo se a pessoa for menor de idade.