in

Futuro chanceler de Bolsonaro cita discos voadores em palestra e o que alega surpreende

G1 Globo
Publicidade

Em 15 de maio de 2015, o diplomata Ernesto Araújo, que será o futuro ministro das Relações Exteriores, finalizou a palestra sobre ‘Ciência e Tecnologia – Experiências em Washington’, ministrada para alunos pertencentes ao Instituto Rio Branco, com um slide em que apareciam dois supostos discos voadores rondando o prédio da Organização das Nações Unidas (ONU). No slide estava escrito: “Secret UFO meeting at the UN?”, que, traduzindo para o português seria: “Reunião secreta de ovnis na ONU?”.

De acordo com a informação de quem assistiu à palestra, no momento final, o palestrante especulou que era importante debater de maneira séria a exodiplomacia (diplomacia entre seres de outros planetas). Quando questionado sobre o assunto, Ernesto afirmou ter sido uma brincadeira. 

Entretanto, o assunto rendeu críticas em rede sociais. O site Estadão, que foi quem divulgou o fato, também realizou perguntas para o próximo ministro de Bolsonaro, que afirmou não estar falando sério. 

Publicidade

Dessa forma, o futuro chanceler declarou: “Se um aluno do Rio Branco não é capaz de entender o senso de humor de uma brincadeira como essa, que fiz na ocasião para descontrair a plateia, fico ainda mais convencido da necessidade de mudanças na formação dos novos diplomatas”. 

Publicidade
Publicidade

Na explicação Araújo relatou também os ciclos de Milankovitch, tese na área da ciência que retornou à moda atualmente como argumento contra o estudo do aquecimento global. Trabalhos redigidos pelo diplomata no blog pessoal, conhecido como Metapolítica 17, afirmam que o aquecimento global estaria conectado ao que ele classifica como conspiração “marxista”. 


O funcionário público já demonstrou ser apoiador de Donald Trump, além de ter se declarado ser a favor da teoria do “designer inteligente”, que encontra fundamento no criacionismo, ignorando a tese da evolução das espécies. Esses e outros posicionamentos fazem com que pessoas critiquem Araújo.  

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade
Andressa Cavalcante

Escrito por Andressa Cavalcante

Bacharel em direito, também possui formação no curso de Análise e desenvolvimento de sistemas, há 3 anos que trabalha como colunista em sites. Trabalha como Gerente de Mídia Social na página Garota Conservadora assim como em Loucos por Armas ambos do Facebook, no Instagram administra os perfis @versosdadireita e @blogconservadora