Secretário municipal alerta para novo desabamento em viaduto que cedeu 2 metros

PUBLICIDADE

Na madrugada desta quinta-feira (15), o viaduto da Marginal Pinheiros, que fica próximo à ponte Jaguaré, na Zona Oeste, cedeu 2 metros. De acordo com as informações do secretário municipal Victor Aly, ele corre o risco de desabar completamente.

Os trens que passam abaixo dele, fazem com que a estrutura fique estremecida. Desde o ocorrido, a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, desde a ponte Transamérica até a ponte do Jaguaré, segue interditada. 

O trânsito vem sendo desviado para as três faixas local. Equipes vem trabalhando no local desde a madrugada para tentar escorar a estrutura. Devido ao risco de desabamento, a Linha 9-Esmeralda da CPTM, que passa sob o viaduto, foi interrompida entre as estações Pinheiros e Ceasa. Além disso, as estações Villa-Lobos e USP-Cidade Universitária estão fechadas. 

Segundo as informações do secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelisioni, o sistema de ônibus gratuito Paese foi acionado para dar suporte a população até que o problema seja resolvido.

Em relação a estrutura do viaduto Aly disse: “Nós passamos a noite inteira monitorando, e percebemos uma movimentação agora pela manhã. Ouvindo especialistas, subimos nosso índice de criticidade da estrutura. Nós vamos acelerar os procedimentos de segurança, de apoio à estrutura, para que as pessoas possam trabalhar com segurança”. 

O secretário inclusive, disse que já ligou para o secretário Estadual de Negócios Metropolitanos, pedindo para que a CPTM diminuísse a velocidade nos trens. Não existe nenhuma previsão de quando a via será liberada novamente para utilização pública até agora.