Médicos alertam: para o seu próprio bem, parem de usar esse tipo de absorventes

PUBLICIDADE

A maioria das mulheres costumam preocupar com a saúde da região íntima. Um dos cuidados que precisa ser observado é em relação ao tipo de absorvente usado. Muitas desconhecem o fato de que alguns tipos podem causar câncer, o que pode acarretar a morte de uma pessoa.

Quando uma garota entra na fase da adolescência, ela precisa aprender a lidar com algumas mudanças em seu corpo. São várias transformações que acontecem, entre elas o crescimento de pelos na região íntima, crescimento dos seios, aumento da estatura e o mais temido das mocinhas, o começo do ciclo menstrual.

O importante quando a mulher está nesse período, é usar um absorvente que proporcione conforto e as mantenha seca. No entanto, muitas desconhecem o fato que alguns absorventes de uma maneira silenciosa pode ser prejudicial à saúde.

Veja abaixo alguns efeitos colaterais que você precisa ficar atenta ao usar absorvente.

Almofadas de gel

O câncer de colo do útero é a segunda causa de morte entre as mulheres. Um fator que pode ser responsável por desencadear o câncer cervical e estar exposto à celulose. A substância está presente em guardanapos sanitários que tem em sua composição gel pads. O detalhe é que todos os absorventes íntimos também contêm diferentes tipos de produtos químicos, sendo que alguns podem provocar infecções e doenças na região íntima feminina. Assim como a dioxina que provoca um crescimento anormal dos tecidos.

Desodorantes

Os desodorantes entram no fluxo sanguíneo podendo acarretar uma infecção e até outras anormalidades. Inclusive, infertilidade e outras complicações de nascimento que afetam o bebê.

Camada impermeável

Está camada é feita na maioria das vezes com um material sintético. O objetivo é conter a umidade, mas quando o calor e a umidade estão presos podem acabar resultando na proliferação de bactérias.

Tampon

As substâncias utilizadas para a produção do tampão são conhecidos por provocar danos aos órgãos.

Lump

Usar esse tipo de absorvente por períodos longos podem acarretar o desenvolvimento de nódulos na região íntima, provando irritação e até mesmo um quadro infeccioso. É importante que a troca seja realizada a cada 4 horas pelo menos.

Preocupações com o meio ambiente

Segundo um estudo realizado, uma mulher usa aproximadamente 16.800 absorvente durante a vida. Multiplicando o número pelo total de mulheres no planeta, dá para ter uma noção da contribuição para o desperdício sólido.