in

Saiba o que tem levado jornalistas da Globo a sofrerem com infarto, depressão e AVC

Reprodução / TV Globo
Publicidade

O clima nos bastidores da Globo de São Paulo é pesado depois que a emissora demitiu a jornalista Izabella Camargo, na semana passada, após afastamento de quase três meses após ter sofrido um apagão enquanto apresentava o telejornal Hora Um, exibido a partir das 4h.

De acordo com o site Notícias da TV, está acontecendo uma onda inédita de problemas de saúde relacionados ao trabalho na Globo da capital paulista. Pelo menos cinco jornalistas e três cinegrafistas foram afastados temporariamente por problemas de depressão e estresse. Outros quatro funcionários foram internados após sofrerem acidente vascular cerebral (AVC) ou princípio de infarto.

Uma repórter da emissora ficou um mês afastada para tratar de síndrome de burnout, a mesma que acometeu Izabella Camargo. Ainda sem citar nomes, o site Notícias da TV revelou que um veterano que aparece quase diariamente no Jornal Nacional, o principal telejornal da casa, sofreu colapso nervoso às vésperas de sair de férias, no meio do ano.

Publicidade

Outro repórter se afastou por estresse e trocou de telejornal e de chefia. Há ainda o caso de um profissional bastante elogiado por William Bonner que tem sintomas de depressão.

Publicidade

Os problemas não restringem a Globo. Na GloboNews, que possui departamento integrado, um operador de câmera surtou enquanto trabalhava. O homem teve ataque de ansiedade e de pânico. Dois auxiliares de câmera e um cinegrafista tiveram AVC e um quarto ficou internado por quatro dias após um princípio de infarto.

Pressão, insegurança e frustração profissional seriam os motivos que causaram os afastamentos e internações. Entre os repórteres, por exemplo, a competição é grande por espaços nos telejornais. Para isso, é preciso ter informações exclusiva e boas ideias de pauta.

Exceção feita à Izabella Camargo, nenhum dos outros jornalistas foram demitidos pela Globo.

Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network desde 2015.
Fale comigo: diogojornalismo@yahoo.com.br