Saiba o que tem levado jornalistas da Globo a sofrerem com infarto, depressão e AVC

PUBLICIDADE

O clima nos bastidores da Globo de São Paulo é pesado depois que a emissora demitiu a jornalista Izabella Camargo, na semana passada, após afastamento de quase três meses após ter sofrido um apagão enquanto apresentava o telejornal Hora Um, exibido a partir das 4h.

De acordo com o site Notícias da TV, está acontecendo uma onda inédita de problemas de saúde relacionados ao trabalho na Globo da capital paulista. Pelo menos cinco jornalistas e três cinegrafistas foram afastados temporariamente por problemas de depressão e estresse. Outros quatro funcionários foram internados após sofrerem acidente vascular cerebral (AVC) ou princípio de infarto.

Uma repórter da emissora ficou um mês afastada para tratar de síndrome de burnout, a mesma que acometeu Izabella Camargo. Ainda sem citar nomes, o site Notícias da TV revelou que um veterano que aparece quase diariamente no Jornal Nacional, o principal telejornal da casa, sofreu colapso nervoso às vésperas de sair de férias, no meio do ano.

Outro repórter se afastou por estresse e trocou de telejornal e de chefia. Há ainda o caso de um profissional bastante elogiado por William Bonner que tem sintomas de depressão.

Os problemas não restringem a Globo. Na GloboNews, que possui departamento integrado, um operador de câmera surtou enquanto trabalhava. O homem teve ataque de ansiedade e de pânico. Dois auxiliares de câmera e um cinegrafista tiveram AVC e um quarto ficou internado por quatro dias após um princípio de infarto.

Pressão, insegurança e frustração profissional seriam os motivos que causaram os afastamentos e internações. Entre os repórteres, por exemplo, a competição é grande por espaços nos telejornais. Para isso, é preciso ter informações exclusiva e boas ideias de pauta.

Exceção feita à Izabella Camargo, nenhum dos outros jornalistas foram demitidos pela Globo.