Especialistas finalmente revelam se anticoncepcional engorda ou não

PUBLICIDADE

Uma das maiores preocupações das mulheres com relação ao anticoncepcional é se ele engorda ou não. Isso porque, manter um peso equilibrado, é o sonho da maioria.
Especialistas chegaram a conclusão que o ganho de peso é advindo do efeito colateral da pílula combinada, pois o produto contém estrogênio e progesterona em forma sintética, porém, esse não é o maior influenciador para que as pessoas ganhem peso.

Um estudo científico, que examinou 49 artigos específicos sobre a pílula citada, constataram que “não há nenhum grande efeito evidente”. Sendo assim, não se pode afirmar que o anticoncepcional é o grande vilão que faz com que mulheres engordem. 

Para Maria Gallo, que atua como endocrinologista da Universidade de Ohio (Estados Unidos), é crença a história de que o anticoncepcional engorda. Ela também associa o fato ao que acredita ser uma tendência natural do ser humano em ter essa visão. 

A especialista destaca que as pessoas, naturalmente, ganham peso de maneira genérica, sendo um pouco mais de meio quilo no decorrer do ano durante a maioria do tempo, tendo começo a partir do início do período da fase adulta – lembrando que é o período similar na qual boa parte das mulheres começam a utilizar métodos contraceptivos. 

O ser humano apresenta uma tendência natural em ganhar peso, entretanto, fatores como alimentação ou atividade física apresentam o poder de exercer maior influência do que o anticoncepcional.

Diante disso, a pesquisa estudada concluiu que não existem comprovações de que pílulas engordam, porém, mostraram que o contraceptivo poderá alterar formas do corpo feminino.