Após 8 anos paralisado por comer lesma, ex-jogador de rúgbi morre

PUBLICIDADE

Na última sexta-feira (02), o ex-jogador de rúgbi Sam Ballard, de 28 anos, morreu vítima de um verme que contraiu há oito anos, depois de comer uma lesma.

Após fazer uma aposta com amigos, o ex-jogador comeu uma lesma e acabou contraindo uma doença causada pelo parasita, que deixou quase 100% do seu corpo paralisado. 

De acordo com os depoimentos dados pela imprensa australiana, o jogador estava bebendo vinho com os amigos, quando perceberam uma lesma passar no chão do terraço onde estavam. Na época com 19 anos, o jovem acabou engolindo o molusco depois que foi provocado pelos companheiros. 

Depois de dias apareceram os primeiros sintomas. Sam começou a sentir dores nas pernas. Ele e sua família foram ao médico, que suspeitavam de esclerose múltipla, doença que acometeu o pai do rapaz. Porém o resultado dos exames mostrou que ele contraiu meningite eosinofílica. A doença é causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis. Lesmas e caramujos são hospedeiros deste tipo de parasitas, que muitas vezes é contraído por meio das fezes de ratos. 

A maioria dos casos acabaram não tendo maiores complicações. Ballard acabou não tendo o mesmo sucesso e ficou em coma por 420 dias. Quando acordou seu corpo estava todo paralisado por conta da doença. Mesmo debilitado, o ex-jogador perdoou os amigos que o motivaram a engolir o molusco. 

O caso do jogador acabou ganhando páginas de jornais e virando notícia na TV. O funeral de Sam está marcado para a próxima quinta-feira (08). Um dos amigos que provocaram o rapaz a comer o molusco usou sua rede social, para convocar cantores e músicos acústicos para participar da cerimônia.