Bolsonaro discorda do Enem atual e promete mudança radical: ‘doutrinação exacerbada’

PUBLICIDADE

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) decidiu também invadir a seara educacional, provando que suas opiniões são divergentes a respeito de muito do que é aplicado hoje no Brasil. O direitista se revoltou com questões aplicadas no último domingo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A prova é um dos caminhos fundamentais para que estudantes de todo país consigam vagas em universidades federais ou bolsas de estudo em instituições de ensino particulares por meio do Prouni.

Bolsonaro afirmou no programa Brasil Urgente, do jornalista Datena, que ele discorda das perguntas formuladas na prova de domingo. Algumas falavam sobre o dialeto “Pajubá”, usado por gays e travestis. A questão foi baseada em uma tese publicada pela Universidade Estadual do Amazonas.

 “Um vexame você ver o que cai na prova do Enem, uma doutrinação desacerbada”, falou Bolsonaro na entrevista.

Enem passará por reformulação, diz Bolsonaro

O político ainda afirmou que irá promover uma mudança no Enem assim que assumir a presidência, atendendo à pedidos de seus eleitores.

Vou fazer o possível para fazer o Brasil diferente, construir e desconstruir o que foi feito até o momento”, declarou o presidente eleito.

Datena quis saber ainda se Bolsonaro está fazendo isso porque tem preconceito com gays e travestis. Ele negou.

Não tenho implicância com LGBT, mas uma questão de prova que entra na linguagem secreta de gays e travestis não medem conhecimento nenhum”, disparou.

Bolsonaro alega que a prova não está medindo “conhecimentos úteis para a sociedade”.