Como passar no ENEM sem estudar? É possível?

PUBLICIDADE

É possível fazer a prova do ENEM no próximo domingo, dia 4 de novembro, e passar sem estudar? Essa é a pergunta que muitos estudantes que não se prepararam para o Exame Nacional do Ensino Médio 2018 devem estar se fazendo neste exato momento.

Muitos especialistas alertam que ninguém é aprovado em provas que exigem conhecimentos variados sem nunca ter aberto os livros.

Contudo, o conhecimento prévio das disciplinas e uma ampla gama de estudo ao longo da vida pode ajudar os concorrentes que desaceleraram nos estudos neste ano a garantir alguns pontinhos na hora do desespero.

1 – Chutar não é uma opção

Muitas questões vão querer saber se você sabe ler.

Caso você não saiba alguma resposta, é preciso ficar atento na leitura. O ENEM é uma prova que tem como ferramenta de avaliação a atenção na leitura. Devido ao tamanho da prova, o aluno bem preparado é aquele que é capaz de ler longos parágrafos e ainda compreender o que foi exposto. Lembre-se que o analfabetismo funcional é um grave problema no Brasil a ser resolvido e o ENEM quer aprovar futuros universitários que sejam bons leitores.

2 – Acerte o que é fácil

Muitos especialistas apontam que 25% das questões do ENEM são fáceis, 50% intermediárias e 25% difíceis. Para alguns cursos, a nota de corte poderá ser alcançada se você não errar o que já sabe. Então não comece a prova desistindo. Veja o que você consegue fazer e depois parta para o mais difícil.

3 – Garanta pontos na redação

Quem lê muito tende a argumentar melhor, pois já domina um conhecimento prévio de alguns assuntos.

Caso você seja um leitor, mas não tenha estudado com afinco para a prova, preste muita atenção na sua redação. Evite ultrapassar a margem, mantenha a letra legível e não cometa erros gramaticais e cumpra o pedido no comando da prova.

Pontos da redação valem muito e podem ajudar a garantir uma vaga em uma universidade federal ou conseguir uma bolsa de estudos.


Estude para a vida

Mas, se ainda assim, você não alcançar seu objetivo, não esqueça: estudar é fundamental para conquistar nossos objetivos. No ano que vem há uma nova chance de se preparar e alcançar a sonhada vaga!