Justiça espanhola abre processo contra Neymar que pode pegar seis anos de prisão

PUBLICIDADE

O jogador Neymar pode ser preso por seis anos, caso seja considerado culpado pela Justiça espanhola que está julgando a sua contratação.

O jogador está respondendo pela polêmica contratação, mesmo após ter saído do Barcelona rumo à França. De acordo com as informações passadas pelo jornal O Dia, o craque está na mira do juiz José María Vázquez Honrubia, que ficou encarregado de julgar as irregularidades no processo de transferência do atleta, que saiu do Santos para o time catalão. 

Isso porque o juiz acredita que Neymar possa ser culpado e condenado a seis anos de prisão. Porém o jogador não será julgado sozinho. Junto com o craque irá a julgamento seus pais, o presidente do Barcelona, Joseph Maria Bartomeu, e seu antecessor no cargo, Sandro Rosell, que responderão por fraude. 

Após analisar todos os critérios, o juiz atendeu entendeu que a pena pode ser maior do que a pedida antes pelo fisco da Espanha, que era de dois anos de prisão por corrupção. “O Neymar vai ser julgado por corrupção e dolo, sendo que ele incorre numa pena que pode ir dos quatro aos seis anos de prisão”. 

Na época das negociações do jogador, o Barcelona havia divulgado que a contratação do craque teria saído pelo valor de 57,1 milhões de euros, sendo 40 para a família do atleta e 17,1 ´para o então clube Santos. Porém a justiça espanhola apontou que o verdadeiro valor realizado pela transferência foi de 83,3 milhões de euros. 

O DIS, que recebeu 6 dos 17,1 milhões pagos ao Santos é quem acusou o Barcelona e o craque de omitirem o valor real da transação. Sobre as acusações Neymar respondeu que seu papel é focar no futebol, e as negociações ficaram sob responsabilidade de seu pai que também é seu empresário.