Sergio Moro aceita pedido de Bolsonaro e será Ministro da Justiça

PUBLICIDADE

O juiz federal Sergio Moro será o novo ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (PSL), eleito no último dia 28 de outubro. De acordo com a TV Globo e o canal Globo News, o juiz irá assumir a pasta no começo da gestão do novo presidente. Até o momento, havia apenas especulações e a imprensa foi para a porta da casa do eleito para acompanhar a visita do magistrado, no Rio de Janeiro.

A reunião de Moro com Bolsonaro durou cerca de duas horas, no condomínio em que o futuro presidente mora. O juiz confirmou para a produção da Globo que irá soltar uma nota confirmando o convite muito em breve.

Convocação pode estar relacionada com prisão de Lula?

Sergio Moro é quem está julgando o caso do ex-presidente Lula (PT), oposição direta de Bolsonaro durante as eleições e provavelmente em seu governo.

De acordo com especialistas, Sergio Moro pode ter decidido assumir o ministério visando pegar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020 com a vacância de Celso Mello. O juiz irá se aposentar na data futura e abrirá vaga para ser preenchida.

A emissora de TV afirmou também que um dos motivos para Moro ser convidado para o Ministério da Justiça foi sua atuação durante o processo da Lava Jato e suas contribuições para a prisão de políticos conhecidos, como o ex-presidente Lula.

Bolsonaro irá redesenhar o Ministério da Justiça, reintegrando a área de Segurança Pública, Secretaria de Transparência e Combate à Corrupção da Controladoria-Geral da União e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.