Jair Bolsonaro vai fechar emissora de TV

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro concedeu sua primeira entrevista como presidente eleito para a Record TV, na segunda-feira (29). Na conversa com o jornalista Eduardo Ribeiro, Bolsonaro falou que pretende extinguir ou privatizar a TV Brasil.

A TV Brasil foi criada em 2007, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e tornou-se o principal veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A ideia de Lula ao criar a TV Brasil era democratizar o acesso à informação. Na justificativa do fechamento da emissora, Bolsonaro afirmou que ela dá traços de audiência.

As declarações de Bolsonaro encontraram resistência na ex-presidente da EBC, Tereza Cruvinel, uma das responsáveis pela implatação da emissora, afirmou pelo Twitter que a extinção da TV Brasil deformaria o sistema público e comunicação. Ela classificou a decisão de Bolsonaro como retrocesso.

Nos últimos anos, a TV Brasil enfrentou momentos de greve. Em 2013, teve que exibir músicas durante um telejornal porque 30% dos cerca de 2 mil funcionários estavam parados.

No ano passado, viralizou nas redes sociais o vídeo que mostrava o ator Pedro Cardoso abandonando ao vivo o programa Sem Censura ao saber que os funcionários da emissora estavam de greve. “Não participo de programas de empresas que estão em greve”, disse ele antes de deixar os estúdios.

Ainda no ano passado, a TV Brasil transmitiu dois jogos da seleção brasileira, contra Argentina e Austrália. A Globo não fechou acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e não adquiriu os direitos de transmissão das partidas da equipe comandada por Tite.