Governador eleito no RJ procura atiradores de elite para abater bandidos com fuzil

PUBLICIDADE

O ex-juiz federal Wilson Witzel foi eleito governador do Rio de Janeiro no último domingo (28) e em entrevista a GloboNews, nesta terça-feira (31), deu declarações fortes sobre o combate ao crime no estado.

Witzel afirmou que já acionou o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e está procurando pelos melhores snipers da polícia especial para trabalharem no “abate” a criminosos que portarem fuzis. O governador foi enfático.

Os snipers são atiradores de elite que utilizam fuzis e usam miras telescópicas para alcançar, com precisão, alvos que estiveram a até 800 metros de distância. Witzel foi questionado sobre erros do passado, como quando um jovem foi morto pela polícia, que confundiu o macaco hidráulico que ele carregava com um fuzil.

O governador afirmou que os snipers são bem preparados e passarão por treinamentos ainda mais intensos. A grande questão é se os policiais que matarem bandidos portando fuzis serão punidos.

Witzel afirmou que a lei é interpretativa e que os policiais terão direito à defesa. Segundo ele, em todos os casos que acompanhou como juiz federal, os policiais que abateram criminosos de forma legítima foram inocentados.

O governador eleito afirmou que dará direito de os policiais se defenderem, mas se a Justiça entender que o agente é culpado, ele será expulso da delegacia. Com essa atitude, Witzel coloca um freio na ação policial.

Sem ela, maus policiais poderiam matar qualquer pessoa e alegar que ela portava um fuzil. Witzel, que é do PSC, foi eleito governador no domingo, após derrotar Eduardo Paes (DEM).

O governador eleito teve uma arrancada surpreendente no primeiro turno, quando saiu do quarto lugar das pesquisas para o primeiro lugar das urnas. Muitos analistas entendem que o salto aconteceu quando Witzel associou sua imagem a de Jair Bolsonaro.