Detalhes da conversa entre Jair Bolsonaro e Donald Trump são divulgados

PUBLICIDADE

Presidente eleito do Brasil no último domingo (28), Jair Bolsonaro (PSL) recebeu, pouco depois de conhecer o resultado das urnas, ligação do presidente norte-americano Donald Trump.

“Recebemos há pouco ligação do Presidente dos EUA, @realDonaldTrump nos parabenizando por esta eleição histórica! Manifestamos o desejo de aproximar ainda mais estas duas grandes nações e avançarmos no caminho da liberdade e da prosperidade”, escreveu Bolsonaro em seu Twitter.

A esperança de muitos dos 57 milhões de eleitores de Bolsonaro é que o Brasil se aproxime de nações poderosas, como os Estados Unidos. Nos governos petistas, entre 2003 e 2016, o país se aliou a países sul-americanos, como a Venezuela, por exemplo, por questões ideológicas.

Donald Trump também falou sobre a ligação feita ao novo presidente brasileiro. “Tive uma ótima conversa com o recém-eleito presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que venceu a disputa com uma diferença substancial. Concordamos que o Brasil e os Estados Unidos trabalharão juntos no comércio, Forças Armadas e tudo mais”, postou o republicano.

Há muitos brasileiros que comparam Bolsonaro e Trump por conta de suas posturas conservadoras nos costumes. Ambos são, por exemplo, contrários ao aborto. Nos Estados Unidos, Trump deixou de financiar ONGs que apoiavam o aborto.

 A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, falou sobre a ligação de Trump. “O presidente Trump ligou ao presidente eleito Bolsonaro nesta noite para parabenizar ele e o povo brasileiro pelas eleições de hoje (domingo). Os dois expressaram um forte compromisso de trabalhar lado a lado para melhorar as vidas dos povos dos Estados Unidos e do Brasil e, como líderes regionais, das Américas”, explicou. Os brasileiros torcem por um país mais forte economicamente falando a partir de 2019.